Ejaculação Precoce

Ejaculação Precoce

 Trata-se, na realidade, de fenômeno neurovegetativo complexo, para o que concorrem fatores psíquicos, nervo­sos e metabólicos. Ansiedade, estres­se, esgotamento psicofísico, excessos se­xuais, e uso de drogas como maconha e cocaína, uso de certos medica­mentos psi­­­cotrópicos estão entre as pos­síveis cau­sas, que vivem associadas. Os natu­ropatas também suspeitam dos exces­sos­ alimentares: consumo excessivo­ de carnes, açúcar, condimentos, álcool, café,­­ refrigerantes, fast-food e ali­mentos gordos, que ocasionam pro­­fundos dese­quilíbrios ao metabolismo, seja pelo teor de contaminantes como os hormô­nios xeno­­­bióticos, seja pelo elevado teor de lipídios, deses­ta­bilizadores da função­ hormonal.

 

Hidroterapia

 

Banhos acompanhados de fricção com bucha natural embebida em água fria. Ducha fria no final. Um banho vital ao dia. Ao deitar, faça imersão em banheira com água morna, de dez a quinze minutos, para relaxar. Ver capítulo 12.­

 

Relaxamento e exercícios

 

Aplicadas por um especialista, as técnicas de relaxa­mento, como do-in, massagem sueca etc., são muito úteis. Recomendamos exercícios físicos regulares,­ terapia respiratória, sauna, as caminhadas, hidroginástica e natação.

 

Dieta saudável

Plantas

 

A ejaculação precoce é um distúrbio sexual muito freqüente, certamente mais comum do que se tem notícia, pois muitos homens convivem com o problema sem procurar o médico.

Para fins de desintoxicação geral, os terapeutas naturistas indicam que se adote regime saudável, frugal. Substituir, durante um mês pelo menos, uma ou duas refeições por frutas (desjejum e jantar). Se sua atividade é mais desgastante, substituir apenas uma refeição. Por exemplo: desjejum de laranjas e jantar de uvas; nos intervalos, para prevenir a hipoglicemia, fruta. Também se pode tomar água-de-coco. No caso dos trabalhadores braçais, boa opção é fazer uma refeição de banana-maçã, mais rica em calorias, utilizando suco de fruta nos intervalos.

Sugerem-se plantas calmantes, estabilizadoras da tensão, como camomila, folha de laranjeira e erva-cidreira, juntamente com espinheira-santa (digestiva) e cavalinha (diurética), uma ou duas xícaras ao dia. Derramar duas xícaras de água fervente sobre uma colher, das de sopa, das ervas picadas. Coar. Tomar ao longo do dia.

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.